SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46La importancia de la participación em el estudio de aula em la formación continua de profesores que enseñan medidas em los años inicialesConocimiento interpretativo de futuros profesores de educación infantil e años iniciales: potencialidades para la mejora de la formación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

GUTIERREZ-SALDIVIA, Ximena; NAVARRO, Cecilia Barría  y  DIAZ-LEVICOY, Danilo. Desenho Universal para a Aprendizagem como metodologia para o ensino da matemática na formação dos futuros professores de educação especial. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e23731.  Epub 22-Feb-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.23731.

O tema central do artigo relaciona-se com uma prática inovadora na formação dos futuros professores de educação especial, onde utiliza-se o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como estratégia no ensino da matemática dentro do curso ferramentas de aceso para o aprendizado das matemáticas I. A implementação do DUA constitui uma estratégia para favorecer a aprendizagem de todos os estudantes e uma oportunidade para modelar estratégias de ensino diversificadas. O objetivo do trabalho é divulgar a implementação do DUA. Nesse contexto, foram analisadas as práticas das professoras do curso e as percepções das estudantes, identificando-se uma metodologia de ensino tradicional centrada no professor, e percepções negativas dos estudantes em relação à matemática; depois, diferentes estratégias de ensino baseadas nos três princípios do DUA, suas diretrizes e pontos de verificação, foram selecionados e implementados. Finalmente, conclui-se que a implementação das estratégias permitiu uma maior implicação na aprendizagem e uma aproximação dos estudantes ao seu futuro professional, aspectos fundamentais na política educativa do Chile, que exige às escolas incorporar o DUA.

Palabras clave : Desenho Universal para a Aprendizagem; Ensino da matemática; Formação de professores; Educação especial..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )