SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46A importância da participação no estudo de aula na formação continuada de professores que ensinam medidas nos anos iniciaisConhecimento interpretativo de futuros professores da educação infantil e dos anos iniciais no âmbito da subtração - potencialidades para melhorar a formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

GUTIERREZ-SALDIVIA, Ximena; NAVARRO, Cecilia Barría  e  DIAZ-LEVICOY, Danilo. Desenho Universal para a Aprendizagem como metodologia para o ensino da matemática na formação dos futuros professores de educação especial. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e23731.  Epub 22-Fev-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.23731.

O tema central do artigo relaciona-se com uma prática inovadora na formação dos futuros professores de educação especial, onde utiliza-se o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como estratégia no ensino da matemática dentro do curso ferramentas de aceso para o aprendizado das matemáticas I. A implementação do DUA constitui uma estratégia para favorecer a aprendizagem de todos os estudantes e uma oportunidade para modelar estratégias de ensino diversificadas. O objetivo do trabalho é divulgar a implementação do DUA. Nesse contexto, foram analisadas as práticas das professoras do curso e as percepções das estudantes, identificando-se uma metodologia de ensino tradicional centrada no professor, e percepções negativas dos estudantes em relação à matemática; depois, diferentes estratégias de ensino baseadas nos três princípios do DUA, suas diretrizes e pontos de verificação, foram selecionados e implementados. Finalmente, conclui-se que a implementação das estratégias permitiu uma maior implicação na aprendizagem e uma aproximação dos estudantes ao seu futuro professional, aspectos fundamentais na política educativa do Chile, que exige às escolas incorporar o DUA.

Palavras-chave : Desenho Universal para a Aprendizagem; Ensino da matemática; Formação de professores; Educação especial..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )