SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Diseño Universal para el Aprendizaje como metodología para la enseñanza de la matemática en la formación de futuros profesores de Educación EspecialLos desafíos de capacitar a maestros de la primera infancia usando historias para enseñar matemáticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

RIBEIRO, Miguel; POLICASTRO, Milena Soldá; ALMEIDA, Alessandra  y  CALDATTO, Marlova Estela. Conhecimento interpretativo de futuros professores da educação infantil e dos anos iniciais no âmbito da subtração - potencialidades para melhorar a formação. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e23792.  Epub 02-Feb-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.23792.

O conhecimento do professor de matemática e que ensina essa disciplina é especializado, e tal especialização não se restringe ao domínio pedagógico do conteúdo, mas incorpora, obviamente, o domínio do conteúdo matemático. Essa especialização do conhecimento do professor é considerada na perspectiva do denominado Conhecimento Interpretativo e sustenta a atribuição de significado aos comentários e produções dos alunos, mesmo, ou essencialmente, quando esses contêm erros (ou inadequações matemáticas) ou são pautados por raciocínios não convencionais. Neste artigo, discutimos o conhecimento interpretativo revelado por um grupo de futuros professores da Educação Infantil e Anos Iniciais no contexto de uma tarefa para a formação (tarefa interpretativa) no âmbito da subtração. Os resultados revelaram um conhecimento que limita as interpretações e atribuição de significado aos raciocínios matemáticos que sustentam as produções dos alunos sempre que estas são distintas da abordagem “tradicional”, ficando essa interpretação no nível da descrição e limitando a qualidade do feedback a fornecer, que se mostra de natureza essencialmente avaliativa, não contribuindo para as aprendizagens com entendimento dos alunos. A discussão aponta alguns elementos matematicamente críticos que deverão ser considerados centrais na formação de professores, particularmente no que se refere ao desenvolvimento de seu conhecimento interpretativo.

Palabras clave : Conhecimento Interpretativo; Conhecimento especializado do professor; Subtração.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )