SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Kindergarten and primary prospective teachers’ interpretative knowledge in the scope of subtraction: potentialities for improving teacher educationTeacher empowerment and the approximation between College and School: some challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

ALENCAR, Edvonete Souza de; CUNHA, Aldrin Cleyde da  and  JESUS, Patricia dos Santos de. Os desafios em formar professores da educação infantil utilizando-se de histórias para o ensino de Matemática. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e23794.  Epub Feb 26, 2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.23794.

A formação de professores tem sido um desafio das últimas décadas aos pesquisadores da área de Educação, em específico quando focamos nossas preocupações com a formação continuada de professores da Educação Infantil para o ensino de Matemática, nossa inquietação tornar-se maior em virtude da escassez de pesquisas na área. Assim, nossa investigação analisa uma formação continuada de professores da Educação Infantil que tiveram como processo formativo, além do estudo específico do uso de Literatura infantil para o ensino de Matemática, o desenvolvimento de criação de histórias para o seu ensino. Nosso objetivo foi identificar o conhecimento de professores de Educação Infantil no processo de criação de uma história para o ensino de um conteúdo matemático. A metodologia utilizada para a realização do processo formativo foi o Design Experiment e o referencial teórico utilizado para a análise foi o Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge - MTSK. A coleta de dados deu-se por meio de aplicação de questionário e o desempenho de 5 professoras durante o processo formativo. De modo geral, identificamos que o processo formativo para a criação de histórias promove a reflexão dos docentes sobre os domínios e subdomínios do MTSK, essenciais para que haja um bom desempenho em sala de aula. Consideramos ainda um desafio proporcionar diferentes ações formativas para esse segmento de ensino.

Keywords : Educação matemática; Formação de professores; Educação infantil e Literatura infantil..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )