SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Conhecimento interpretativo de futuros professores da educação infantil e dos anos iniciais no âmbito da subtração - potencialidades para melhorar a formaçãoO empoderamento docente e a aproximação entre a Universidade e a Escola: alguns desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

ALENCAR, Edvonete Souza de; CUNHA, Aldrin Cleyde da  e  JESUS, Patricia dos Santos de. Os desafios em formar professores da educação infantil utilizando-se de histórias para o ensino de Matemática. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e23794.  Epub 26-Fev-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.23794.

A formação de professores tem sido um desafio das últimas décadas aos pesquisadores da área de Educação, em específico quando focamos nossas preocupações com a formação continuada de professores da Educação Infantil para o ensino de Matemática, nossa inquietação tornar-se maior em virtude da escassez de pesquisas na área. Assim, nossa investigação analisa uma formação continuada de professores da Educação Infantil que tiveram como processo formativo, além do estudo específico do uso de Literatura infantil para o ensino de Matemática, o desenvolvimento de criação de histórias para o seu ensino. Nosso objetivo foi identificar o conhecimento de professores de Educação Infantil no processo de criação de uma história para o ensino de um conteúdo matemático. A metodologia utilizada para a realização do processo formativo foi o Design Experiment e o referencial teórico utilizado para a análise foi o Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge - MTSK. A coleta de dados deu-se por meio de aplicação de questionário e o desempenho de 5 professoras durante o processo formativo. De modo geral, identificamos que o processo formativo para a criação de histórias promove a reflexão dos docentes sobre os domínios e subdomínios do MTSK, essenciais para que haja um bom desempenho em sala de aula. Consideramos ainda um desafio proporcionar diferentes ações formativas para esse segmento de ensino.

Palavras-chave : Educação matemática; Formação de professores; Educação infantil e Literatura infantil..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )