SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46The challenges of training early childhood teachers using stories for teaching mathematicsWhat mathematical knowledge for teaching in the early years? Challenges for training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

PEREIRA, Patrícia Sandalo; NOGUEIRA, Kely Fabrícia Pereira  and  JORGE, Nickson Moretti. O empoderamento docente e a aproximação entre a Universidade e a Escola: alguns desafios. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e23899.  Epub Mar 11, 2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.23899.

Neste artigo, considerando o atual contexto sócio-político brasileiro, trazemos à tona temas como o empoderamento docente e a aproximação entre a Universidade e a Escola, enquanto desafios enfrentados no decorrer da formação inicial de professores de Matemática. Desse modo, ponderamos que o empoderamento docente evidencia possibilidades de uma possível autonomia em relação ao profissional professor (técnico, reflexivo e intelectual crítico). Quanto a aproximação entre a Universidade e a Escola, traremos as perspectivas de parceria na formação de professores, são elas: dirigida, oficial e colaborativa. Com essa compreensão, procuramos aproximar os contextos de formação à realidade do professor, buscando possibilidades reais de investigação, a partir da visão de unidade entre teoria e prática, pesquisa e formação, universidade e educação básica. Nessa perspectiva, o referencial teórico e metodológico traz, em seu bojo, a colaboração, a reflexão crítica e a produção de conhecimento vinculadas a sua natureza dialógica, o que nos possibilita a construção de um percurso em que tais ações sejam capazes de contribuir para a profissionalização do professor, de modo a viabilizar o aprimoramento de saberes necessários para a busca de caminhos e respostas aos inúmeros desafios e necessidades de sua ação pedagógica, perspectivando um sujeito em estado de consciência crítica e engajado na transformação de sua realidade. A partir dessas discussões, as análises levaram-nos a concluir que é necessário que a universidade propicie a esses profissionais a compreensão de seu verdadeiro papel social, na tentativa de compreender-nos criticamente em relação aos valores e as práticas que atuamos.

Keywords : Educação Matemática; Formação de Professores; Autonomia; Parceria; Pesquisa Colaborativa..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )