SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Teacher empowerment and the approximation between College and School: some challengesPublic policies in continuing training for teaching geometry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

GOMES, Alexandra. Que conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formação. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e23839.  Epub Mar 23, 2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.23839.

São muitos e variados os desafios que hoje se colocam à formação de professores de Matemática. Quando se pensa em professores dos primeiros anos, os desafios são ainda maiores. Por um lado, estes professores são generalistas, não sendo exclusivamente professores de Matemática. Por outro lado, o conhecimento matemático destes professores é frequentemente desvalorizado porquanto se acredita que a Matemática que se ensina nos anos iniciais é simples e consequentemente fácil de ensinar. É uma crença errada pois, apesar de ser elementar, esta Matemática constitui o alicerce de futuras construções matemáticas e contém os rudimentos de muitos conceitos importantes de ramos avançados da disciplina. Assumindo que o conhecimento do professor é fulcral no processo de ensino e aprendizagem, importa determinar que conhecimento(s) matemático é necessário para ensinar. Neste artigo iremos centrar a nossa atenção no conhecimento matemático para ensinar e apresentar alguns resultados de pesquisa que ilustram pontos críticos e dificuldades no conhecimento de (futuros) professores e que apontam pistas para conceptualizar a formação dos professores.

Keywords : Conhecimento matemático para ensinar; Formação de professores; Anos iniciais.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )