SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46El empoderamento de los docentes y la aproximación entre la universidad y la escuela: algunos desafíosPolíticas públicas en la formación continua para la educación en geometría índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

GOMES, Alexandra. Que conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formação. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e23839.  Epub 23-Mar-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.23839.

São muitos e variados os desafios que hoje se colocam à formação de professores de Matemática. Quando se pensa em professores dos primeiros anos, os desafios são ainda maiores. Por um lado, estes professores são generalistas, não sendo exclusivamente professores de Matemática. Por outro lado, o conhecimento matemático destes professores é frequentemente desvalorizado porquanto se acredita que a Matemática que se ensina nos anos iniciais é simples e consequentemente fácil de ensinar. É uma crença errada pois, apesar de ser elementar, esta Matemática constitui o alicerce de futuras construções matemáticas e contém os rudimentos de muitos conceitos importantes de ramos avançados da disciplina. Assumindo que o conhecimento do professor é fulcral no processo de ensino e aprendizagem, importa determinar que conhecimento(s) matemático é necessário para ensinar. Neste artigo iremos centrar a nossa atenção no conhecimento matemático para ensinar e apresentar alguns resultados de pesquisa que ilustram pontos críticos e dificuldades no conhecimento de (futuros) professores e que apontam pistas para conceptualizar a formação dos professores.

Palabras clave : Conhecimento matemático para ensinar; Formação de professores; Anos iniciais.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )