SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Que conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formaçãoEntrevista com a Professora Doutora Maria de Lurdes Marquês Serrazina - Universidade de Lisboa - Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

MINE, Valdete Aparecida do Amaral  e  PEREIRA, Maria Regina dos Passos. Políticas públicas na formação continuada para o ensino de geometria. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e23772.  Epub 30-Mar-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.23772.

Este artigo tem por objetivo difundir a formação de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como referência os Programas Federal como o Pró-Letramento em Matemática, programa de formação continuada dos professores anos/séries iniciais do Ensino Fundamental; o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que tem como proposta as reformas curriculares e sua viabilização para um ensino de Matemática de qualidade, visando ao compromisso com o desenvolvimento do ensino e aprendizagem em matemática. Trataremos a formação contínua e os desafios enfrentados pelos professores da Educação Básica em suas práticas diárias no intuito de compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos com os conteúdos e habilidades ligados à Geometria. Os principais aportes teóricos são Lorenzato (1995, 2008), Pavanello (1989, 1993) e Serrazina (1999). Assim, finalizaremos com evidências de que a formação continuada do professor em Geometria necessita contemplar a prática pedagógica, ser realizada nas escolas e não em cursos pontuais de curta duração e fora do contexto escolar.

Palavras-chave : Formação de professores; Geometria; Educação Matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )