SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Epistemologias negras y educación: relacione étnico - raciales en la educación del pedagogoBases epistemológicas de investigaciones asociadas a población negra y educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

RODRIGUES, Tatiane Cosentino  y  SILVA, Ayodele Floriano. Didáticas das relações étnico raciais: contribuições propositivas para a formação inicial de professores. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e26442.  Epub 08-Jul-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46.26442.

Os/as professores/as são considerados agentes de fundamental importância na superação das iniquidades étnico-raciais e na promoção de uma educação de qualidade. Tal fato tem provocado mudanças curriculares na formação inicial de professores/as, como a inclusão de disciplinas obrigatórias concernentes à temática étnico-racial, no entanto, duas questões centrais ainda ecoam nas pesquisas sobre a temática e nos núcleos de pesquisa que têm em muitas instituições discutido estas mudanças curriculares: será que os/as professores/as estão sendo de fato preparados/as, nos cursos de formação inicial de professores/as, para lidar pedagogicamente com situações de discriminação racial e para a valorização da diversidade racial e cultural? Que metodologias, estratégias e práticas nas experiências em voga têm se apresentado como eficazes? A partir destas questões, este artigo objetiva analisar as experiências formativas que resultam da introdução de uma disciplina obrigatória “Didáticas e educação das relações étnico-raciais” no curso de formação inicial de professores na Universidade Federal de São Carlos. Esta disciplina focaliza a educação das relações étnico-raciais como dimensão indispensável à Didática, campo de investigação da ciência Pedagogia, que estuda meios, instrumentos, modalidades, estratégias utilizadas para ensinar e aprender, situando-os histórica, social e culturalmente. Por meio da análise da análise documental e de entrevistas o artigo enfoca a construção de experiências de formação visando contribuir de forma propositiva com o campo da formação inicial de professores.

Palabras clave : formação inicial de professores; currículo; diversidade étnico-racial..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )