SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Bases epistemológicas de pesquisas relacionadas à população negra e educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

VIDEIRA, Piedade Lino  e  VASCONCELOS, José Gerardo. Experiência museal no distrito de Mazagão Velho-AP: visitação em movimento. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e26473.  Epub 08-Jul-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46.26473.

Neste artigo, deu-se enfoque ao território distrital de Mazagão Velho, localizado no município de Mazagão, estado do Amapá, como espaço museal afro-amapaense, ante a sua relevância histórica e cultural, como reduto de negras e negros que protegem do apagamento e esquecimento suas heranças culturais/religiosas, as quais resistem ao tempo e conformam a geografia social da comunidade. A metodologia utilizada pautou-se em estudo teórico-bibliográfico e com base em entrevistas semiestruturadas, endereçado a oito guardiões culturais, sendo quatro mulheres e quatro homens atuantes na comunidade. Concluiu-se que a cultura, a memória e a territorialidade, numa perspectiva educativa e patrimonial, sinalizam ser uma ação comunitária e recurso didático-pedagógico estratégico para salvaguardar patrimônio cultural na/da comunidade.

Palavras-chave : Distrito de Mazagão Velho; memória individual/coletiva; territorialidade museal; patrimônio cultural; educação para as relações étnico-raciais..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )