SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Casos de ensino nas pesquisas sobre formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

FARIAS, Isabel Maria Sabino de  e  MUSSI, Amali de Angelis. Pesquisa e formação de professores com casos de ensino: fundamentos e potencialidades. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e27234.  Epub 17-Jun-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.27234.

Este escrito apresenta-se como um ensaio teórico sobre casos de ensino na área da Educação, precisamente, sobre a sua adoção na formação de professores. Tem como objetivo dialogar criticamente com estudos e pesquisas acerca das potencialidades formativas e investigativas de casos de ensino. Propõe-se, para tanto, discutir o conceito de casos de ensino, as várias terminologias presentes na abordagem do assunto, sua emergência como instrumento de pesquisa e de formação, os fundamentos teóricos e práticos em torno de sua elaboração, bem como o seu potencial para a compreensão do desenvolvimento docente numa perspectiva crítica reflexiva, especialmente no que concerne ao seu pensamento, suas crenças e teorias pessoais, a construção dos conhecimentos profissionais e ao raciocínio pedagógico por ele utilizado. Por meio da análise teórica acerca da temática, destaca que casos de ensino podem contribuir significativamente para a produção de conhecimentos para a área educacional, e, consequentemente, para a introdução de dispositivos de formação e pesquisa que valorizem a mobilização de conhecimentos profissionais e saberes docentes; o protagonismo e a socialização profissional; um processo singular de escuta sensível do que ocorre por dentro da profissão, o que concorre para a atualidade da temática e sua relevância no contexto atual de formação docente, seja inicial ou continuada. Espera-se, portanto, contribuir para aprofundar e disseminar o debate sobre casos de ensino como instrumento na formação de professores e na produção de conhecimento no campo.

Palavras-chave : Casos de ensino em Educação; Formação de professores; Instrumento investigativo; Dispositivo de formação..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )