SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Investigación y formación de profesores con casos de enseñanza: fundamentos y potencialidadesInvestigación sobre los casos de enseñanza: una revisión integrativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

AGAPITO, Juliano  y  HOBOLD, Márcia de Souza. Casos de ensino nas pesquisas sobre formação de professores. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e27212.  Epub 15-Jul-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46.27212.

Este texto tem como propósito sistematizar a utilização dos casos de ensino como elemento teórico-metodológico nas pesquisas acerca da formação de professores no âmbito da pós-graduação stricto sensu. O estudo, de caráter exploratório e cunho documental, toma como lócus de investigação a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, tendo em vista que ambas as bases de dados concentram produções dos programas de pós-graduação. A primeira etapa do estudo identificou 264 teses e dissertações, que passaram por análise de títulos, resumos e palavras-chave, consolidando 36 pesquisas que foram, efetivamente, o corpus de análise da investigação. Os 36 trabalhos foram analisados na íntegra, com o propósito de realizar uma síntese integrativa abarcando os seguintes eixos de discussão: referentes teóricos; aspectos que constituem a metodologia; e, resultados das investigações. Foram identificadas publicações a partir do ano de 2001, sendo que a maior parte das pesquisas toma os casos de ensino como instrumento de investigação e formação, geralmente associado a outros instrumentos. Naquelas pesquisas em que há centralidade dos casos de ensino como objeto de estudo, explora-se seu potencial formador e a contribuição para o desenvolvimento profissional docente. Desponta, ainda, a necessidade de que as pesquisas no campo da formação de professores explorem mais os casos de ensino como elemento formador, uma vez que estes se configuram como possibilidades de promover efetiva reflexão sobre a ação do professor.

Palabras clave : formação de professores; casos de ensino; estado da arte; pesquisa em educação..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )