SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Casos de enseñanza en investigación sobre formación docenteCasos didácticos: notas sobre una estrategia de investigación y formación para docentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

CALIL, Ana Maria; ALMEIDA, Patrícia Albieri  y  TINTI, Douglas. As pesquisas sobre casos de ensino: uma revisão integrativa. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e27248.  Epub 11-Jun-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46.27248.

O presente texto apresenta um balanço das tendências e características das produções sobre casos de ensino a partir de pesquisas realizadas no Brasil, no período de 2000 a 2020. Foram utilizados como corpus de análise os trabalhos apresentados nas reuniões anuais da Anped, as dissertações e teses disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e, ainda, os artigos disponíveis no website do SciELO e do Educ@. Destacam-se nos achados da revisão o baixo número de produções em duas décadas. Os casos de ensino são utilizados nas pesquisas como dispositivo de formação, como instrumento de investigação ou para ambos os fins, o que representa a maioria. Observou-se uma concentração de estudos com professores da educação infantil, dos anos iniciais, da área de matemática e, também, aqueles que trabalham com alunos com deficiência. Nos demais segmentos, modalidades e áreas de conhecimento os estudos ainda são incipientes. As principais contribuições do uso de casos de ensino dizem respeito aos conhecimentos mobilizados pela sua utilização e ao papel da reflexão na análise das narrativas. O estudo evidencia a importância de uma agenda de pesquisa sobre casos de ensino na formação de professores que possa oferecer aos programas de formação inicial e continuada de professores não só os elementos da pedagogia baseada em casos, mas, sobretudo, um entendimento mais profundo do processo de aprender a ensinar.

Palabras clave : casos de ensino; formação de professores; revisão integrativa..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )