SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46As pesquisas sobre casos de ensino: uma revisão integrativaCasos de ensino e aprendizagens da docência em/para processos formativos de futuros professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

EXTREMERA, Marta María Olmo  e  CAVALCANTE, Maria Mikaele Silva. Casos de ensino: notas sobre uma estratégia de pesquisa e formação de professores. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e27340.  Epub 08-Jul-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46.27340.

Este artigo apresenta discussão sobre casos de ensino, caracterizados como sendo uma produção escrita direcionada para a problematização de uma determinada temática, podendo resultar numa potente oportunidade de procedimento de pesquisa, mas também uma possibilidade formativa no campo da formação de professores. A literatura sobre casos, principalmente no âmbito da Educação, ainda é escassa, com poucas pesquisas e discussão sobre o assunto. Desse modo, neste texto, além de uma revisão conceitual (LACERDA, 2011; MUSSI, 2007; NONO; MIZUKAMI, 2006; ROESCH, 2007), também apresentamos um caso na integra, juntamente com a análise e orientações para sua utilização com professores. Esperamos que este artigo contribua para a utilização de casos de ensino como uma estratégia metodológica e de formação de professores e, com isso, amplie a divulgação dessa estratégia entre os pesquisadores em Educação.

Palavras-chave : casos de ensino; estratégia de pesquisa; possibilidade metodológica; formação de professores..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )