SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Teaching cases: notes on a strategy for research and teacher trainingIn PIBID's backyard, teaching "achadouros" (findings): teaching cases, formative narratives and professional development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. Casos de ensino e aprendizagens da docência em/para processos formativos de futuros professores. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e27194.  Epub June 17, 2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46.27194.

Neste texto, aborda-se uma experiência de formação-investigação com um grupo de alunas de Pedagogia, com o propósito de compreender os processos de desenvolvimento profissional da docência construídos após o estágio supervisionado e os sentidos destes em suas trajetórias formativas. Busca-se problematizar estas práticas mediante estudo das narrativas, envolvendo situações problemas ou de casos episódicos, a fim de indagarem o que veem, o que pensam e o que fazem, percebendo os limites de suas decisões e ações e compreendendo o processo formativo como um princípio mais amplo e a profissão do professor, bem como as práticas sociais a elas relacionadas. As aprendizagens e os saberes narrados possibilitam-nos ver as singularidades e potencialidades para a formação docente, entrelaçadas ao movimento de ressignificações em um contexto específico do trabalho docente, dando outros significados aos saberes profissionais.

Keywords : Formação docente; Pedagogia; Aprendizagem da docência; Casos de ensino..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )