SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Casos didácticos: notas sobre una estrategia de investigación y formación para docentesEn el jardin del PIBID, los hallazgos docentes: casos de enseñanza, narrativas formativas y desenvolvimiento profesional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. Casos de ensino e aprendizagens da docência em/para processos formativos de futuros professores. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e27194.  Epub 17-Jun-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46.27194.

Neste texto, aborda-se uma experiência de formação-investigação com um grupo de alunas de Pedagogia, com o propósito de compreender os processos de desenvolvimento profissional da docência construídos após o estágio supervisionado e os sentidos destes em suas trajetórias formativas. Busca-se problematizar estas práticas mediante estudo das narrativas, envolvendo situações problemas ou de casos episódicos, a fim de indagarem o que veem, o que pensam e o que fazem, percebendo os limites de suas decisões e ações e compreendendo o processo formativo como um princípio mais amplo e a profissão do professor, bem como as práticas sociais a elas relacionadas. As aprendizagens e os saberes narrados possibilitam-nos ver as singularidades e potencialidades para a formação docente, entrelaçadas ao movimento de ressignificações em um contexto específico do trabalho docente, dando outros significados aos saberes profissionais.

Palabras clave : Formação docente; Pedagogia; Aprendizagem da docência; Casos de ensino..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )