SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Casos de ensino: notas sobre uma estratégia de pesquisa e formação de professoresNo quintal do PIBID, os achadouros docentes: casos de ensino, narrativas formativas e desenvolvimento profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. Casos de ensino e aprendizagens da docência em/para processos formativos de futuros professores. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e27194.  Epub 17-Jun-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46.27194.

Neste texto, aborda-se uma experiência de formação-investigação com um grupo de alunas de Pedagogia, com o propósito de compreender os processos de desenvolvimento profissional da docência construídos após o estágio supervisionado e os sentidos destes em suas trajetórias formativas. Busca-se problematizar estas práticas mediante estudo das narrativas, envolvendo situações problemas ou de casos episódicos, a fim de indagarem o que veem, o que pensam e o que fazem, percebendo os limites de suas decisões e ações e compreendendo o processo formativo como um princípio mais amplo e a profissão do professor, bem como as práticas sociais a elas relacionadas. As aprendizagens e os saberes narrados possibilitam-nos ver as singularidades e potencialidades para a formação docente, entrelaçadas ao movimento de ressignificações em um contexto específico do trabalho docente, dando outros significados aos saberes profissionais.

Palavras-chave : Formação docente; Pedagogia; Aprendizagem da docência; Casos de ensino..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )