SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Casos y lecciones de enseñanza en/para futuros procesos de formación de profesoresLa construcción de casos de enseñanza en un programa de inducción profesional para principiantes: potencialidades formativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

SOUSA, Sandra Novais; NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço  y  ROCHA, Cristiane Ribeiro Cabral. No quintal do PIBID, os achadouros docentes: casos de ensino, narrativas formativas e desenvolvimento profissional. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e27230.  Epub 11-Jun-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46.27230.

O artigo objetiva trazer ao debate as interfaces entre os casos de ensino e as narrativas formativas, tomando como objeto de análise as ações desenvolvidas em um subprojeto do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Como procedimentos metodológicos, tendo como referencial teórico o método biográfico, foi realizado um levantamento bibliográfico da produção sobre o Pibid, a pesquisa narrativa e os casos de ensino, além da análise de relatórios produzidos por participantes do subprojeto no período de 2011 a 2017 e a produção de um caso de ensino a partir de observações das aulas de uma professora iniciante egressa do Pibid e entrevistas à professora e à gestora da escola em que atuava. Os resultados apontaram que os casos de ensino se situam, metodologicamente, no campo das narrativas formativas, histórias de vida, memoriais, narrativas autobiográficas e outros dispositivos ligados à pesquisa narrativa e ao método biográfico. Concluímos que a utilização de casos de ensino no referido subprojeto propiciou aos participantes do Pibid a reflexão sobre as práticas docentes, o espaço escolar e as concepções sobre ensino, aprendizagem e profissão docente, qualificando a formação inicial e potencializando a instituição de práticas alfabetizadoras pautadas no uso social da leitura e da escrita e na ludicidade.

Palabras clave : Pibid; casos de ensino; narrativas formativas; pesquisa narrativa..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )