SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46No quintal do PIBID, os achadouros docentes: casos de ensino, narrativas formativas e desenvolvimento profissionalUma experiência de uso do método de casos em formação continuada de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

TELES, Nayana Cristina Gomes; SILVA, Fabrício Valentim da  e  GOMES, Tiago Pereira. A construção de casos de ensino em um programa de indução profissional: potencialidades formativas. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e27210.  Epub 23-Mar-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.27210.

Este artigo tem por objetivos analisar o desenvolvimento profissional de professores iniciantes que participaram de um programa de indução profissional, considerando os casos de ensino construídos por esses professores e seus formadores que foram publicados em uma revista científica, e discutir as potencialidades dos casos de ensino na formação de professores. Diferentes autores (MARCELO GARCIA, 1999; IMBERNÓN, 2006; NONO; MIZUKAMI, 2002; MIZUKAMI, 2000; NONO, 2001, 2005) têm apontado os casos de ensino como um recurso importante para a formação de professores e para a investigação do desenvolvimento profissional docente. Parte-se da premissa que os casos de ensino, construídos a partir de situações reais vivenciadas em sala de aula permitem compreender as teorias pessoais dos professores sobre o ensino, bem como as crenças que influenciam sua atividade profissional, além do processo de construção e reconstrução do seu conhecimento profissional. Para a análise dos casos de ensino, a metodologia escolhida foi a análise de conteúdo temático-categorial. Os autores construíram, a partir da revisão de literatura, uma matriz analítica organizada em unidades temáticas. A Unidade de Registro escolhida foi “frases com sentido completo”. Foram analisados 13 artigos, selecionados por preencherem os requisitos de um caso de ensino, segundo a literatura adotada. A análise destes casos de ensino permite concluir que a experiência no Programa de Tutoria Educacional promoveu o desenvolvimento profissional dos professores tutorados, pois, nos casos de ensino analisados, os autores declaram, explicitamente ou não, mudanças de crenças pessoais dos professores sobre o ensino e/ou alunos e mudança e inovação das práticas.

Palavras-chave : Casos de ensino; Desenvolvimento profissional docente; Professores iniciantes; Indução profissional..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )