SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46A construção de casos de ensino em um programa de indução profissional: potencialidades formativasExperiências de ensino, casos relevantes na prática de ensino e formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

ESTEVES, Maria Manuela Franco. Uma experiência de uso do método de casos em formação continuada de professores. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e27179.  Epub 17-Jun-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.27179.

O uso do método de casos na formação continuada de professores é especialmente relevante na medida em que lhes pode permitir evocar e narrar situações reais de trabalho, partilhar a sua narrativa com os restantes colegas em formação e com os formadores, refletir coletivamente sobre cada caso e sobre o conjunto de casos em análise. Visa-se com este artigo descrever uma experiência de formação continuada de professores (dois por cada escola ou agrupamento de escolas) investidos da missão de passarem a constituir a secção de formação e monitorização de um dado centro de formação inter-escolas. Dentro da estratégia de formação que foi delineada, o uso do método de casos teve lugar na fase inicial do projeto que deveria concluir-se pela produção, pelos participantes, de planos de formação docente, devidamente contextualizados, a integrar no projeto educativo de cada escola. O projeto desenvolvido inspirou-se nos modelos de formação personalista e orientado para a pesquisa, tal como Zeichner (1983) os define e radicou no conhecimento científico acumulado acerca do uso do método dos casos na formação de professores. Para além do valor produtivo que o uso do método de casos teve, será posto em evidência o seu valor formativo para a constituição e a dinâmica de um grupo de formandos que não se conheciam à partida e entre os importava que se desenvolvesse a confiança, a colaboração, a capacidade de formação interpares e a reflexividade.

Palavras-chave : método de casos na formação docente; formação docente continuada; modelo personalista; modelo orientado para a pesquisa..

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )