SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Uma experiência de uso do método de casos em formação continuada de professoresCaso de enseñanza: ¿Vamos a Quintanear? El encuentro de los niños con el Poeta Passarinho índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

SIC, José Enrique Cortez; RIVAS, Oscar Hugo López  y  CRISPIN, Haydee Lucrecia. Experiências de ensino, casos relevantes na prática de ensino e formação de professores. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e27199.  Epub 11-Jun-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46.27199.

O trabalho traz à reflexão práticas pedagógicas relevantes, assumidas como "casos de ensino" no quadro da formação continuada por que passam os referidos professores, e que foram identificadas, valorizadas e analisadas a partir de um processo seletivo intencional por sobressair em sua formação universitária no Programa Acadêmico de Desenvolvimento Profissional Docente; doravante denominada PADEP-D, da Universidade de San Carlos da Guatemala e por ser nove (9) estudantes mulheres que atuam como professoras no setor público nos níveis de educação pré-escolar e fundamental, e se esforçam para melhorar sua prática docente, atendendo para PADEP-D. Essas professoras têm sido acompanhadas em seus estabelecimentos de ensino por meio de consultorias pedagógicas e, a partir da identificação de suas ações inovadoras em sua prática em sala de aula, atuam como sujeitos de sistematização dessas experiências. O programa de formação universitária garante um registo histórico ao serviço das novas gerações de professores que, ao consultar estes documentos, encontrarão experiências enriquecedoras para a melhoria contínua do sistema educativo. O objetivo desta pesquisa está na visibilidade de professoras que se profissionalizam e transcendem seu trabalho como educadoras para mudar as formas tradicionais de trabalho em sala de aula e na comunidade. A metodologia utilizada marca a realização das entrevistas, com um questionário semiestruturado, bem como a análise do conteúdo dos relatórios dos planos de melhoria apresentados à unidade académica como requisito para a conclusão da fase formal da sua formação contínua. Antes de apresentar essas experiências relevantes, é documentada como introdução uma breve visão geral da formação inicial e contínua de professores na Guatemala, em particular a implementação de uma estratégia consensual entre os professores guatemalenses organizados e a Universidade de San Carlos da Guatemala através da Escola de Formação de Professores de Ensino Médio, que atuaram como mediadores ante o Ministério da Educação, alcançando acordos impensáveis que facilitaram a implementação de medidas para melhorar a formação de professores e também ações que constituíram reformas básicas para a educação no país. Na educação, valorizam-se os resultados de médio e longo prazo, e essas transformações vêm sendo implementadas há mais de uma década. Nessa análise, se destaca a experiência dos docentes cuja formação foi desenvolvida no âmbito do Programa Acadêmico de Desenvolvimento Profissional Docente, o qual surge desse consenso alcançado entre os professores organizados e a Universidade Estadual, os quais o Ministério da Educação assumiu como próprio para executá-lo.

Palabras clave : formação de professores; práticas de sala de aula relevantes; casos de ensino..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )