SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Experiências de ensino, casos relevantes na prática de ensino e formação de professoresO uso de caso de ensino sobre estudante com deficiência na formação inicial de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

RODRIGUES, Ádria Maria Ribeiro; DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati  e  ROCHA, Simone Albuquerque da. Caso de ensino: Vamos Quintanear? O encontro das crianças com o Poeta Passarinho. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e27232.  Epub 11-Jun-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46.27232.

O artigo apresenta a narrativa em forma de caso de ensino sobre a prática leitora de uma professora com crianças do Ensino Fundamental, a partir da poética de Mário Quintana. O trabalho realizado considera a contribuição da literatura na tarefa de ajudar a criança a dar um novo sentido ao mundo por meio das palavras, e, sobretudo, possibilita a experiência estética e lúdica com a linguagem promovendo laços de afeto com a leitura. O objetivo é o de provocar os professores à reflexão a partir do caso de ensino que traz a possibilidade de uma prática leitora significativa e desafiadora, em que o texto literário é um aliado do professor no cotidiano da sala de aula. Adotados como estratégia investigativa e formativa, os casos de ensino e métodos de casos apresentam inúmeras possibilidades, entre elas o potencial formativo para o desenvolvimento profissional de professores a partir de uma narrativa que evidencia a prática potente de uma professora, capaz de promover experiências intensas mediadas por espaços de escuta sensível e diálogos com a obra de Mário Quintana. O caso de ensino concentra possibilidades de ensinar e aprender em processo de alteridade e alternância ao propiciar ao leitor da narrativa colocar-se no lugar de protagonista e com ele partilhar sua prática em um ethos de pertença.

Palavras-chave : Casos de ensino; Literatura com crianças; Formação de professores..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )