SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Caso de enseñanza: ¿Vamos a Quintanear? El encuentro de los niños con el Poeta PassarinhoCasos de enseñanza y el desarrollo profesional docente en el área de Salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

ULIANA, Marcia Rosa  y  MOL, Gerson de Souza. O uso de caso de ensino sobre estudante com deficiência na formação inicial de professores. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e27184.  Epub 08-Jul-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46.27184.

O presente estudo objetivou analisar as contribuições do uso de casos de ensino no processo de formação inicial de professores de Matemática, Física e Química no que tange à preparação docente para a inclusão escolar de estudante com deficiência. Cabe destacar que o caso de ensino apresentado e analisado neste estudo foi estruturado e utilizado durante a fase de intervenção da pesquisa-ação que culminou em uma tese de doutorado. Na referida pesquisa, participaram do processo de formação/investigação 26 licenciandos em Matemática, Física e Química de duas instituições do Estado de Rondônia, e os dados foram produzidos/coletados por estudos em grupos e relatos escritos. Ficou evidente que os licenciandos, por intermédio do estudo do caso de ensino, tiveram a oportunidade de conhecer como tem acontecido o processo de inclusão/exclusão de alunos com deficiência nas salas de aula da educação básica, as demandas particulares dos estudantes cegos e surdos no processo ensino-aprendizagem e a responsabilidade do professor na promoção de uma educação de qualidade para todo e qualquer estudante. O estudo do caso de ensino também possibilitou e fez emergir muitas discussões, dúvidas, inquietações e reflexões sobre a complexidade da atuação docente na realidade das salas de aula do século XXI, tornando-se, assim, uma metodologia didática rica para a aprendizagem docente.

Palabras clave : casos de ensino; formação inicial de professor; estudante com deficiência..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )