SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46O uso de caso de ensino sobre estudante com deficiência na formação inicial de professoresCasos de ensino na pesquisa e na formação de professores: entrevista com Maria Mizukami índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

MAGALHAES, Cleidilene Ramos  e  SPOHR, Fúlvia da Silva. Casos de Ensino e o desenvolvimento profissional docente na área da Saúde. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e27197.  Epub 17-Jun-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46.27197.

A formação docente é objeto de interesse das políticas educacionais e da gestão da educação em todos os níveis. Este estudo objetiva refletir sobre a formação de professores a partir do uso de casos de ensino. Reporta-se a experiência de construção e uso de casos de ensino como instrumento didático para o diálogo e a reflexão sobre a prática docente em cursos da área da saúde, em um Programa Institucional de Formação Docente de uma universidade pública do sul do Brasil. A experiência tem mais de uma década e contempla a discussão de temáticas como o planejamento do ensino a nível micro (o uso de estratégias de ensino, a avaliação; o uso das tecnologias) e a nível macro (as políticas educacionais, as diretrizes curriculares), assim como a integração ensino-serviços de saúde; as práticas de extensão e o binômio ensino-pesquisa, o preparo/formação para a docência, dentre outros temas. Na experiência são utilizados casos de ensino prontos (baseados em histórias reais ou fictícias) e também a construção de narrativas baseadas nas experiências de ensino mais marcantes (positivas ou negativas) vividas pelos participantes enquanto alunos e/ou professores. Os resultados demonstram a importância do uso das narrativas durante o processo formativo para a construção de sentidos sobre a prática docente, podendo ser potente recurso para a formação em serviço, de docentes iniciantes e experientes e fonte de discussão sobre os processos de aprendizagens do ensinar e aprender em saúde, sobre a aprendizagem da docência como processo e no contexto de trabalho.

Palavras-chave : aprendizagem da docência; casos de ensino; ensino na saúde..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )