SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Casos de enseñanza y el desarrollo profesional docente en el área de Salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

MENDONCA, Luciana de Oliveira Souza. Casos de ensino na pesquisa e na formação de professores: entrevista com Maria Mizukami. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e27195.  Epub 08-Jul-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46.27195.

A entrevista com a educadora Maria da Graça Nicoletti Mizukami tem como foco temático casos de ensino na pesquisa e na formação de professores. Casos de ensino são narrativas de situações, reais ou não, abordando dilemas que permeiam o trabalho do professor na escola e na sala de aula ou mesmo em outras ocorrências de sua vida profissional. No Brasil, a Profa. Dra. Mizukami possui expressiva produção sobre casos de ensino, sua teorização, elaboração e uso na pesquisa e na formação de professores. Considerando sua trajetória de pesquisadora e de formadora, a entrevista focaliza seu encontro com esse instrumento, as principais referências teóricas, usos e aprendizados dessa experiência.

Palabras clave : casos de ensino; formação de professores; pesquisa sobre conhecimento profissional; desenvolvimento docente..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )