SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46A qualidade educacional no Projeto de Educação em Tempo Integral no Estado do AmazonasDesafios da gestão democrática: uma análise do sistema escolar de tempo integral de Manaus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

LIMA, Selena Castiel Gualberto  e  FRANCA, Rosângela de Fátima Cavalcante. Novas concepções pedagógicas de avaliação escolar no ensino médio em tempo integral em Porto Velho-RO. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e27015.  Epub 11-Mar-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.27015.

A contextualização deste estudo insere-se nas práxis de discorrer sobre a implementação das políticas educacionais de Educação Integral, efetivada pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) de Rondônia, em 2017, a partir da inserção do Programa Escola do Novo Tempo, para o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), que se propõe viabilizar, além do ensino, a possibilidade de desenvolver competências, habilidades e aspectos socioemocionais no processo de avaliar. Objetivou analisar as concepções pedagógicas dos professores sobre a avaliação da aprendizagem escolar com a implantação da educação integral no ensino médio no município de Porto Velho-RO. A pesquisa é descritivo-exploratória com abordagem qualitativa, realizada no ano de 2019, em uma unidade escolar, por meio de entrevista semiestruturada junto à 12 (doze) professores. Os resultados evidenciam que estes compreendem que o ato avaliativo, para além dos conhecimentos que precisam ser assegurados, deve contribuir para a construção dos projetos de vida dos alunos, o que implica na proposição de estímulos desafiadores para o desenvolvimento integral destes. Quanto aos aspectos norteadores do processo de avaliação, este deve permitir que o aluno compreenda, descubra, construa e reconstrua o conhecimento, para que a aprendizagem seja significativa e viabilize seu protagonismo. Acerca da percepção de avaliar na perspectiva da educação integral, os sujeitos enfatizaram que começaram a perceber o valor da avaliação qualitativa para que os saberes dos aprendentes interliguem suas histórias de vida aos seus anseios. Conclui-se que o ato de avaliar passou a ter um novo sentido, visualizando o indivíduo em suas múltiplas dimensões, denotando, assim, a importância de se repensar as práticas tradicionais envoltas do processo de avaliação.

Palavras-chave : Educação Integral; Ensino Médio em Tempo Integral; Avaliação da Aprendizagem Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )