SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Novas concepções pedagógicas de avaliação escolar no ensino médio em tempo integral em Porto Velho-RODesafios do diretor escolar na educação integral: uma investigação em Rondônia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SILVA, Cintia Adélia da  e  MOURAO, Arminda Rachel Botelho. Desafios da gestão democrática: uma análise do sistema escolar de tempo integral de Manaus. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e26992.  Epub 11-Mar-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.26992.

No estado do Amazonas, o sistema de educação integral está constituído por dois subsistemas: um, das Escolas Estaduais de Tempo Integral - EETIs e, outro, dos Centros Estaduais de Tempo Integral - CETIs. Este artigo resulta de uma pesquisa realizada, em 2014, em três Escolas Estaduais de Tempo Integral - EETIs, com o objetivo de verificar em que condições de trabalho, a práxis da gestão escolar concorre para alcançar os fins instituídos em lei e por quais experiências pedagógicas em educação integral, além disso, quais seus desafios? A metodologia consistiu numa revisão histórica sobre as principais experiências pedagógicas com educação integral no Brasil: tempo integral, educação integral liberal e educação integral politécnica; aplicação de survey multifatorial às escolas da base empírica e análise dos resultados por meio do materialismo histórico. Chegou-se à conclusão: por mais que a gestão escolar tenha apresentado uma tendência a práticas democráticas, dois obstáculos precisam ser superados: o espontaneísmo afetivo e o gerencialismo burocrático. Além disso, aplicar os princípios da LDB pela perspectiva do movimento sindical e pôr em prática uma gestão democrática superadora da educação integral, sob a forma de tempo integral.

Palavras-chave : Gestão democrática; Educação integral; Educação de tempo integral; Educação integral liberal; Educação integral politécnica..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )