SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Challenges of democratic management: an analysis of the Manaus integral time school systemInducing policy of integral education: analysis of the program implemented in Belterra/PA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

SOUZA, Maria das Graças de  and  CASTRO, Rafael Fonseca de. Desafios do diretor escolar na educação integral: uma investigação em Rondônia. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e26705.  Epub Mar 30, 2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.26705.

Este estudo é resultante de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, recorte de uma Dissertação de Mestrado. A investigação objetivou analisar, na concepção do Diretor Escolar, de que forma tem lidado com a gestão de pessoas no âmbito escolar para o alcance de metas e objetivos no contexto da educação integral. Perguntamo-nos: quais desafios relacionados à gestão de pessoas são enfrentados pelo Diretor Escolar? Os dados foram coletados por meio de entrevista, sendo os sujeitos participantes dois diretores que atuam em escolas que ofertam Ensino Médio em Tempo Integral de dois municípios do estado de Rondônia, Amazônia Ocidental brasileira. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e são apresentados, neste artigo, resultados da categoria de análise definida a priori “Desafios da gestão de pessoas no contexto das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral”. A pesquisa constatou o uso de um modelo padrão de gestão baseado no compromisso com a integralidade da ação educativa e que ambas as escolas estão passando por processos de mudança no paradigma das concepções e dos procedimentos de gestão. Com relação à gestão de pessoas, averiguamos que as escolas investigadas passam por situações que envolvem a necessidade de engajamento dos servidores e o enfrentamento de regras impostas por níveis hierárquicos que estão acima da governabilidade do Diretor Escolar, principalmente, quanto à lotação de profissionais nas escolas onde atuam, o que, de certa forma, preocupa esses gestores, na perspectiva do alcance dos resultados gerenciais esperados - requisitos necessários ao pleno cumprimento da finalidade educacional.

Keywords : Gestão Escolar; Educação Integral; Diretor Escolar; Gestão de pessoas..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )