SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Desafios do diretor escolar na educação integral: uma investigação em RondôniaA escola a tempo inteiro: um estudo sobre a realidade na escola pública portuguesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SOUSA, Lília Travassos de  e  COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Política indutora de educação integral: análise dos programas implementados em Belterra/PA. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e26651.  Epub 23-Mar-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.26651.

Este estudo aborda as políticas educacionais indutoras de Educação Integral a partir da análise dos programas implementados pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) de Belterra/PA. A pesquisa é norteada pela seguinte questão: Quais programas de Educação Integral foram implementados pela SEMED de Belterra/PA, tendo como base a constituição do currículo, da infraestrutura e do financiamento desses programas? A metodologia da pesquisa consistiu na revisão bibliográfica, levantamento e análise documental. Constatou-se que a SEMED não desenvolveu programas locais de Educação Integral, porém, implementou políticas educacionais advindas do governo federal tais como o Programa Mais Educação (PME) em 2012 e a partir do ano de 2016 do Programa Novo Mais Educação (PNME). Identificamos que o atraso no repasse das verbas para a execução do PME e PNME ocasionou paralização, mesmo que temporária, das atividades cujo objetivo principal é melhorar a aprendizagem dos estudantes com baixo desempenho escolar e com vulnerabilidade social, mediante a ampliação do currículo escolar e do tempo de permanência na escola. O estudo conclui que apesar da Educação Integral não estar intrinsecamente ligada a extensão do tempo escolar, evidenciamos que para melhor efetivá-la devemos pensar em uma ampliação do currículo, da infraestrutura (espaços e organização do tempo) e do financiamento.

Palavras-chave : Educação Integral; Currículo; Infraestrutura; Financiamento..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )