SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Inducir la política de educación integral: analisis de las programas implementados en Belterra/PALas artes en la educación plena e integral del desarrollo psíquico humano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

FONSECA, Dora Sofia Ramos  y  MARQUES, Marta Sofia Ramires. A escola a tempo inteiro: um estudo sobre a realidade na escola pública portuguesa. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e26976.  Epub 30-Mar-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.26976.

O Programa “Escola a Tempo Inteiro” foi implantado em Portugal, a partir de 2006, por meio das “Atividades de Enriquecimento Curricular” que, segundo o discurso político-normativo, pretendia aumentar o período de permanência das crianças nas escolas do 1º ciclo do Ensino Básico, de modo a articular o funcionamento da escola com as necessidades das famílias, mas, ao mesmo tempo, proporcionar aos alunos oportunidades para a sua formação global e diversificada. Assim, este trabalho procura não só compreender como as organizações educativas concretizaram, na sua ação, as demandas do poder central, mas também problematizar se as dinâmicas pedagógicas corresponderam às necessidades e interesses das crianças, contribuindo para um desenvolvimento global e equilibrado. Metodologicamente, realizamos a investigação associando a análise documental e a metanálise de estudos sobre a realidade do contexto escolar português ao estudo de caso desenvolvido numa organização educacional (Agrupamento de Escolas Aventura). Concluímos que o Programa “Escola a Tempo Inteiro” se configurou, especialmente, como uma solução para a ocupação dos tempos em que os pais não podem estar com os filhos, não respondendo aos interesses e necessidades efetivos das crianças. A longa permanência na escola em atividades demasiado orientadas não parece contribuir para um tempo pedagogicamente rico, de modo a contribuir para o desenvolvimento global e equilibrado das crianças.

Palabras clave : Escola a tempo inteiro; atividades de enriquecimento curricular; escola pública..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )