SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46La escuela a tiempo completo: un estudio de la realidad en la escuela pública portuguesa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho; BEATON, Guillermo Arias  y  CALEJON, Laura Marisa Carnielo. As artes na educação plena e integral do desenvolvimento psíquico humano. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e26739.  Epub 24-Mar-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.26739.

No trabalho, são analisadas as condições e determinantes, da organização e execução, de uma educação de qualidade e integral na perspectiva histórico-cultural, que promova a aprendizagem e o pleno desenvolvimento psíquico humano. Insiste na história e nas origens, na concepção total da formação das pessoas, a partir de sua formação emocional, intelectual, artística e esportiva desde a Grécia Antiga com a Paideia, que, embora de natureza elitista, se constituiu nos indícios desta importante educação. Investiga-se o papel das artes em sua inter-relação íntima e indivisível com o conhecimento científico na formação plena e integral do sujeito. Alguns aspectos de caráter metodológicos são discutidos, considerando como usar as artes e ciências nesta educação. Parte-se do fato de que este trabalho é essencialmente de cunho social e cultural, pois embora o biológico, o genético e o fisiológico participem, são os conteúdos e os meios da cultura que acabam por conformar os processos psíquicos especificamente humanos e os sistemas psicológicos mais complexos, como a consciência, pensamento verbal, a concepção de mundo desenvolvida pelo sujeito e sua personalidade.

Palabras clave : educação integral; desenvolvimento; aprendizagem; artes..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )