SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Educación en derechos humanos: posibilidades del PNEDH y el cine en la escuelaPermanencia escolar en la EJA: narrativas de estudiantes de educación fundamental en el Sertão de Alagoas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

TREVISOL, Joviles Vitório  y  SILVA, Paulo Roberto da. O federalismo e as políticas de municipalização: um estudo sobre a educação básica em Xaxim (SC). Roteiro [online]. 2021, vol.46, e24172.  Epub 08-Sep-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.24172.

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada entre 2017 e 2019 cujo propósito principal foi analisar os desdobramentos das políticas de municipalização da educação básica nos últimos trinta anos (1988-2018). Além das políticas em âmbito nacional e estadual, decidiu-se realizar um estudo numa unidade específica da federação. O estudo foi realizado no município de Xaxim, localizado na região Oeste de Santa Catarina, com população estimada em 28.424 habitantes. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma extensa revisão bibliográfica, análise documental e sistematização e análise de dados primários e secundários do município e da educação municipal disponíveis em diversas bases de dados. O estudo evidenciou que a partir da CF de 1988 o governo federal e o estado de Santa Catarina implementaram, de forma progressiva, uma série de políticas de descentralização de competências aos municípios. Tendo em vista esse conjunto de políticas, o município de Xaxim implementou inúmeras ações de expansão de sua rede municipal de ensino. Em 2018, a rede municipal respondia por 77% das matrículas do Ensino Fundamental e 72% de todas as matrículas da Educação Básica. Em 2018, a rede municipal respondia por 98% das matrículas das Creches; 97%, da Pré-escola; 77%, do Ensino Fundamental; 70%, da Educação Especial Exclusiva, e 62% da Educação de Jovens e Adultos. O município não oferta ensino médio. O estudo demonstrou também que a rede privada responde por apenas 3% do total das matrículas da educação básica.

Palabras clave : Federalismo de cooperação; Políticas Educacionais; Educação Básica; Municipalização; Xaxim..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )