SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46O federalismo e as políticas de municipalização: um estudo sobre a educação básica em Xaxim (SC)A produção de portfólios digitais como técnica para a compreensão da história humana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

FREITAS, Marinaide; REIS, Rosemeire  e  TORRES, Andresso. Permanência escolar na EJA: narrativas de estudantes do ensino fundamental no Sertão Alagoano. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e24963.  Epub 10-Jun-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46.24963.

Este artigo tem como objetivo analisar as narrativas dos/as jovens estudantes da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola pública noturna do sertão alagoano, considerando como são construídos os percursos de permanência escolar. É parte de uma pesquisa que teve como coleta de dados a entrevista semiestruturada, tendo como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, assente nos estudos das juventudes e da permanência escolar, entrelaçadas no campo da EJA. Evidenciou o sonho como fator mais preponderante, sendo perseguido por um esforço individual, e paralelo a discursos que intentam conformar os sujeitos a determinados lugares, que, por sua vez, são recusados, ganhando cada vez mais a persistência na busca por um futuro diferente do presente vivido.

Palavras-chave : permanência escolar; jovens-alunos; sertão alagoano..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )