SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Permanence of students and EJA: narratives of elementary school students in the Sertão of AlagoasContinuing education as an ethic of self-care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

POMMER, Roselene Moreira Gomes  and  MARTINS, Sebastian. A produção de portfólios digitais como técnica para a compreensão da história humana. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e24896.  Epub June 10, 2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46.24896.

Diante dos desafios que as chamadas Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC) têm apresentado à educação em geral, qual tem sido o papel dos conhecimentos históricos para a formação de jovens trabalhadores? A reflexão sobre essa questão é apresentada no presente texto através da análise de uma ação pedagógica desenvolvida com estudantes de cursos técnicos integrados do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). A ação referida resultou na produção de portfólios digitais contendo abordagens sobre as realizações técnicas produzidas pelos grupos sociais durante o período histórico comumente identificado como modernidade. O método utilizado para refletir-se sobre a atividade foi o analítico descritivo que poderá apontar as razões para a compreensão do problema inicialmente apresentado e, a partir disso, indicar as possibilidades de sua superação. A abordagem teórica escolhida para a reflexão foi aquela apresentada por Pinto (2005) para quem o homem, sendo um animal técnico, produz-se na medida de suas ações que são técnicas. Dessa forma, a relevância da reflexão apresentada está na possibilidade de a atividade pedagógica contribuir para a compreensão da técnica como um produto da história social dos grupos humanos.

Keywords : educação; história; técnica e tecnologia; portfólios..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )