SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Permanência escolar na EJA: narrativas de estudantes do ensino fundamental no Sertão AlagoanoFormação continuada enquanto ética do cuidado de si índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

POMMER, Roselene Moreira Gomes  e  MARTINS, Sebastian. A produção de portfólios digitais como técnica para a compreensão da história humana. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e24896.  Epub 10-Jun-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46.24896.

Diante dos desafios que as chamadas Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC) têm apresentado à educação em geral, qual tem sido o papel dos conhecimentos históricos para a formação de jovens trabalhadores? A reflexão sobre essa questão é apresentada no presente texto através da análise de uma ação pedagógica desenvolvida com estudantes de cursos técnicos integrados do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). A ação referida resultou na produção de portfólios digitais contendo abordagens sobre as realizações técnicas produzidas pelos grupos sociais durante o período histórico comumente identificado como modernidade. O método utilizado para refletir-se sobre a atividade foi o analítico descritivo que poderá apontar as razões para a compreensão do problema inicialmente apresentado e, a partir disso, indicar as possibilidades de sua superação. A abordagem teórica escolhida para a reflexão foi aquela apresentada por Pinto (2005) para quem o homem, sendo um animal técnico, produz-se na medida de suas ações que são técnicas. Dessa forma, a relevância da reflexão apresentada está na possibilidade de a atividade pedagógica contribuir para a compreensão da técnica como um produto da história social dos grupos humanos.

Palavras-chave : educação; história; técnica e tecnologia; portfólios..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )