SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Digital portfolios design as human history comprehension techniqueEducation and financial market: a study on Anhanguera, Estácio and Kroton (2007-2014) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

ROSSETTO, Miguel da Silva  and  DORO, Marcelo José. Formação continuada enquanto ética do cuidado de si. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e22401.  Epub Sep 24, 2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.22401.

Este trabalho investiga alguns pressupostos filosóficos de modelos ou formas de efetivação dos processos de formação continuada de professores. Partimos da apreciação crítica de dois grandes paradigmas fundamentais que sustentam concepções distintas de formação continuada, quais sejam, o “modelo tradicional de formação continuada”, calcado em uma perspectiva metafísica; e o “modelo contemporâneo de formação continuada”, calcado na gestão de si mesmo. Como aporte crítico-conceitual para dialogar com esses dois modelos e, especialmente, para prospectar novos pressupostos filosóficos para a formação continuada, investigamos a noção de cuidado de si, de Michel Foucault, tomando como base a obra A Hermenêutica do Sujeito. Com base na investigação interpretativa da filosofia de Foucault, concluímos que a modalidade continuada de formação de professores, quando tem seus pressupostos relegados a terceiros, não atende integralmente ao que julgamos ser sua principal finalidade, a saber, a transformação ética do educador. Em síntese, em consequência da pesquisa, essa finalidade é, em grande parte, alcançada, uma vez que a própria realidade do educador e seus diferentes problemas tornam-se objeto de estudo, pesquisa e reflexão, de modo que o conhecimento resultante desse processo, uma vez incorporado à prática do educador, conduz à transformação ética do si mesmo.

Keywords : Formação continuada; Cuidado de si; Ética e formação humana..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )