SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46A produção de portfólios digitais como técnica para a compreensão da história humanaEducação e mercado financeiro: um estudo sobre a Anhanguera, Estácio e Kroton (2007-2014) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

ROSSETTO, Miguel da Silva  e  DORO, Marcelo José. Formação continuada enquanto ética do cuidado de si. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e22401.  Epub 24-Set-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.22401.

Este trabalho investiga alguns pressupostos filosóficos de modelos ou formas de efetivação dos processos de formação continuada de professores. Partimos da apreciação crítica de dois grandes paradigmas fundamentais que sustentam concepções distintas de formação continuada, quais sejam, o “modelo tradicional de formação continuada”, calcado em uma perspectiva metafísica; e o “modelo contemporâneo de formação continuada”, calcado na gestão de si mesmo. Como aporte crítico-conceitual para dialogar com esses dois modelos e, especialmente, para prospectar novos pressupostos filosóficos para a formação continuada, investigamos a noção de cuidado de si, de Michel Foucault, tomando como base a obra A Hermenêutica do Sujeito. Com base na investigação interpretativa da filosofia de Foucault, concluímos que a modalidade continuada de formação de professores, quando tem seus pressupostos relegados a terceiros, não atende integralmente ao que julgamos ser sua principal finalidade, a saber, a transformação ética do educador. Em síntese, em consequência da pesquisa, essa finalidade é, em grande parte, alcançada, uma vez que a própria realidade do educador e seus diferentes problemas tornam-se objeto de estudo, pesquisa e reflexão, de modo que o conhecimento resultante desse processo, uma vez incorporado à prática do educador, conduz à transformação ética do si mesmo.

Palavras-chave : Formação continuada; Cuidado de si; Ética e formação humana..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )