SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Educação e mercado financeiro: um estudo sobre a Anhanguera, Estácio e Kroton (2007-2014)Gestão e avaliação de sistemas municipais de ensino público índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

MARCOLLA, Valdinei  e  MORO, Tatiele Bolson. As TIC no espaço escolar: uma análise da apropriação a partir das práticas docentes. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e23875.  Epub 26-Fev-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.23875.

O presente artigo analisa como as tecnologias de informação e comunicação (TIC) são apropriadas nas práticas pedagógicas. Fundamenta-se no decorrer do texto que as TIC, quando inseridas nos contextos educacionais, são importantes dispositivos que possibilitam a formação dos sujeitos e a transformação de suas práticas nos contextos escolares. Para que isso aconteça, esses dispositivos tecnológicos precisam tornar-se parte do processo escolar, constituindo-se como materiais escolares, o que tende a ser significativo no processo de apropriação (tomar para si) das tecnologias. A pesquisa pautou-se em pressupostos da abordagem qualitativa e do estudo de caso, em que se procurou fazer um diagnóstico da realidade da Instituição e do Curso, campo deste estudo, mediante coleta de documento, observação direta das aulas e entrevista semiestruturada com professores de um curso de ensino médio integrado a educação profissional na modalidade de educação de jovens e adultos. Os resultados apontam para distintos usos das TIC nas práticas escolares e que se expressam três categorias: a tecnologia como ferramenta, a tecnologia como conteúdo e a tecnologia como movimento.

Palavras-chave : Tecnologias de informação e comunicação; contexto escolar; prática docente; apropriação das tecnologias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )