SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Gestión y evaluación de sistemas municipales de educación públicaEducación superior: el desarrollo de las capacidades y el proceso de humanización índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

PORTILHO, Evelise Maria Labatut; PAROLIN, Isabel Cristina Hierro  y  BARBOSA, Laura Monte Serrat. Formação continuada de pedagogos escolares: o significado de grupo e comunicação na prática pedagógica. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e24333.  Epub 05-Mar-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.24333.

Ao considerar que o pedagogo é o profissional que articula a comunicação e coordena os grupos envolvidos no processo de ensinar e aprender na escola, este artigo tem como objetivo identificar a articulação que os pedagogos estabeleceram entre as informações recebidas ao longo da formação continuada, as vivências reflexivas sobre comunicação e grupo e a prática já desenvolvida no espaço da escola. A pesquisa, de caráter qualitativo, apresenta a descrição de uma experiência de formação continuada com pedagogos e interpreta os fenômenos à luz da fenomenologia hermenêutica. Para a descrição e interpretação dos dados utilizou-se a roda de conversa de dois encontros da Formação Continuada e uma tarefa a ser realizada na escola. Os resultados indicam que os participantes da pesquisa, por não trabalharem, na maioria das vezes, sob a ótica da observação e da escuta, e também por não estarem respaldados pelo conhecimento de que a escola deveria ser entendida como um grupo, em processo dinâmico e que é impossível não comunicar, acabam fazendo leituras da dinâmica escolar e de seus fenômenos, de modo simplista.

Palabras clave : Formação Continuada; Pedagogo; Escola; Grupo; Comunicação..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )