SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Formação continuada de pedagogos escolares: o significado de grupo e comunicação na prática pedagógicaGovernança universitária e rankings acadêmicos à luz da literatura acadêmica brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

PAGLIARIN, Lidiane Limana Puiati; MARCELINO, Patricia Carlesso  e  KOHLS, Rosana Cristina. Educação superior: o desenvolvimento das capacidades e o processo de humanização. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e24766.  Epub 08-Mar-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.24766.

O texto tem como objetivo discutir os desafios da Educação Superior no sentido de promover uma formação humana que preserve os princípios democráticos e de cidadania. Ele apresenta uma análise reflexiva, reconstrutiva-crítica-hermenêutica, de caráter bibliográfico, a partir do pensamento de Martha Nussbaum com relação ao desenvolvimento das capacidades, em conexão com outros autores vinculados à temática da educação superior e dos processos de humanização. Compreendemos que as capacidades humanas são elementos essenciais para que se efetive o desenvolvimento humano no âmbito da educação superior, além de ressaltar a importância de um currículo universitário e escolar que contemple uma formação mais sensível e humanizada.

Palavras-chave : Educação Superior; Capacidades; Martha Nussbaum; Humanização..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )