SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Gobernanza universitaria y rankings académicos a la luz de la literatura académica brasileñaDibujar como expresión de niños: la experiencia de ser niño y estudiante índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

PIETRI, Emerson de. O ensino de língua portuguesa: das propostas e parâmetros à Base Nacional Comum Curricular. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e23935.  Epub 11-Mar-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.23935.

Este trabalho tem como objetivo observar as proposições curriculares oficiais para o ensino de língua portuguesa na escolarização básica em função das condições políticas, econômicas e ideológicas em que os documentos foram produzidos. A análise referenciada em perspectiva discursiva de linha francesa evidencia as rupturas com a memória histórica que se estabeleceram no momento da produção Base Nacional Comum Curricular, em sua relação com políticas curriculares propostas no país em períodos anteriores. Nas condições de produção que se configuraram, e do modo como se configuraram, quando da publicação da BNCC, o processo de aprendizagem foi submetido a princípios de reconhecimento de valores e de controle dos comportamentos, em oposição à concepção de sujeitos ativos e/ou cooperativos que caracteriza os projetos formativos nas proposições curriculares para o ensino de língua portuguesa produzidas nas décadas finais do século XX no país.

Palabras clave : Base Nacional Comum Curricular; Neoliberalismo; Análise do Discurso..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )