SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46O ensino de língua portuguesa: das propostas e parâmetros à Base Nacional Comum CurricularLetramento acadêmico de estudantes estrangeiros: múltiplos desafios, múltiplas estratégias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

BECKER, Rosana; JUNIOR, Luiz Martins  e  VOOS, Jordelina Beatriz Anacleto. O desenho como expressão das crianças: a experiência de ser criança e de ser aluno. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e24273.  Epub 02-Fev-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.24273.

O presente artigo tem como objetivo compreender como, na relação entre ser criança e ser aluno, a infância expressa as suas vivências na escola. Em função do objetivo delineado, utilizou-se como metodologia a pesquisa etnográfica envolvendo cinquenta e uma crianças de uma turma do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Joinville, no Estado de Santa Catarina, em 2018. A aproximação dos pesquisadores com a realidade da escola pesquisada possibilitou conhecer e interpretar o “ponto de vista” das crianças, ficando em evidência que elas distinguem a escola como um lugar com diferentes fazeres, porém, elas desejam ser crianças, num exercício constante de não-submissão.

Palavras-chave : Infância; Ofício de aluno; Ofício de criança; Desenho..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )