SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46O desenho como expressão das crianças: a experiência de ser criança e de ser alunoRecursos para a avaliação da aprendizagem no ensino superior: possibilidades digitais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SANTOS, Paula Aparecida Diniz Gomides Castro  e  MACEDO, Maria Do Socorro Alencar Nunes. Letramento acadêmico de estudantes estrangeiros: múltiplos desafios, múltiplas estratégias. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e24410.  Epub 11-Mar-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.24410.

Analisamos, neste artigo estratégias desenvolvidas por estudantes estrangeiros para lidarem com as demandas do contexto acadêmico, em uma universidade pública brasileira. Os dados analisados derivam do trabalho de Dissertação de Santos (2019) e foram colhidos no segundo semestre de 2017 na Universidade Federal de São João del Rei. A fundamentação teórico-metodológica está baseada nos Novos Estudos do Letramento e em contribuições da sociologia de Pierre Bourdieu. Foram realizadas 14 entrevistas semiestruturadas com estudantes de nove diferentes países, matriculados em cursos de todas as áreas, exceto das ciências humanas. Os estudantes foram inquiridos sobre sua chegada ao Brasil, as atividades desenvolvidas na universidade e suas dificuldades nas disciplinas dos cursos aos quais estavam matriculados. As entrevistas foram gravadas e transcritas, com vistas a compreensão dos recursos mobilizados pelos estudantes para contornar tais possíveis dificuldades. Os resultados evidenciam a grande variedade de estratégias de estudo, dentre elas o pedido de auxílio a colegas brasileiros para o cumprimento das demandas dos cursos, a preferência pelo suporte impresso na leitura de textos acadêmicos, o uso de pesquisas na internet para ampliar vocabulário, a solicitação de auxílio aos professores e utilização de monitoria, oferecida pela universidade. O estudo conclui que algumas dificuldades não se relacionam apenas à questão da fluência na língua portuguesa falada no Brasil, mas à pouca familiaridade com práticas de leitura e escrita próprias do campo acadêmico. Indicamos, ainda, a assimetria entre os países do norte em relação ao Brasil, quando se trata da internacionalização da universidade.

Palavras-chave : Letramentos acadêmicos; Estudantes estrangeiros; Ensino superior; Escrita na universidade; Estratégias..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )