SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Literacidad academica de estudiantes extranjeros: múltiples desafíos, múltiples estratégiasLa diversidad cultural como potencia pedagógica: del encuentro a la educación intercultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

SILVA, Louise de Quadros da; JUNG, Hildegard Susana  y  FOSSATTI, Paulo. Recursos para a avaliação da aprendizagem no ensino superior: possibilidades digitais. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e24926.  Epub 29-Dic-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.24926.

O objetivo da pesquisa consiste em refletir sobre as possibilidades de uso do Google Forms para a avaliação da aprendizagem no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com aplicação de um questionário a 189 professores. Os resultados apontam para: 1. A possibilidade de elaboração de atividades remotas por meio do recurso em estudo; 2. Variados tipos de questões; 3. Aplicação da avaliação presencialmente ou online; 4. Feedback instantâneo; 5. Análise das respostas através de planilhas ou gráficos; 6. Facilidade em realizar o download ou arquivamento no drive; e 7. Possibilidade de discussão dos resultados com os estudantes através dos relatórios disponíveis. Concluímos que o Google Forms possui diferentes possibilidades para a avaliação no ensino superior, mas salientamos a necessidade de preparo e desenvolvimento por parte dos docentes para trabalhar com essa tecnologia.

Palabras clave : Avaliação por competências; Google Forms; Prática docente com tecnologias..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )