SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Letramento acadêmico de estudantes estrangeiros: múltiplos desafios, múltiplas estratégiasA diversidade cultural como potência pedagógica: do encontro à educação intercultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SILVA, Louise de Quadros da; JUNG, Hildegard Susana  e  FOSSATTI, Paulo. Recursos para a avaliação da aprendizagem no ensino superior: possibilidades digitais. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e24926.  Epub 29-Dez-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.24926.

O objetivo da pesquisa consiste em refletir sobre as possibilidades de uso do Google Forms para a avaliação da aprendizagem no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com aplicação de um questionário a 189 professores. Os resultados apontam para: 1. A possibilidade de elaboração de atividades remotas por meio do recurso em estudo; 2. Variados tipos de questões; 3. Aplicação da avaliação presencialmente ou online; 4. Feedback instantâneo; 5. Análise das respostas através de planilhas ou gráficos; 6. Facilidade em realizar o download ou arquivamento no drive; e 7. Possibilidade de discussão dos resultados com os estudantes através dos relatórios disponíveis. Concluímos que o Google Forms possui diferentes possibilidades para a avaliação no ensino superior, mas salientamos a necessidade de preparo e desenvolvimento por parte dos docentes para trabalhar com essa tecnologia.

Palavras-chave : Avaliação por competências; Google Forms; Prática docente com tecnologias..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )