SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Recursos para a avaliação da aprendizagem no ensino superior: possibilidades digitaisProblematizando o papel de intérpretes surdos(as) em escolas regulares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SILVA, Ana Tereza Reis da  e  SOARES, Iassana Rodrigues. A diversidade cultural como potência pedagógica: do encontro à educação intercultural. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e24767.  Epub 23-Mar-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.24767.

Neste artigo, analisamos a diversidade cultural e os encontros interculturais que tomam lugar na Escola Classe Sítio das Araucárias, situada na Rota do Cavalo, Sobradinho-DF. A pesquisa empírica que informa o artigo foi realizada ao longo do ano de 2019 por meio de entrevistas e rodas de conversa junto à equipe docente da Escola e de observação participante junto às famílias que habitam na região, em seus espaços coletivos e territórios de vivências. A partir desses dois procedimentos metodológicos, analisamos a feição da diversidade cultural que constitui a Rota do Cavalo e as formas pelas quais ela têm sido, ao mesmo tempo, afirmada, negada, marcada e comungada no contexto escolar. Com base nisso, analisamos os desafios pedagógicos que brotam do convívio com a diferença, bem como indicamos algumas potencialidades que o encontro intercultural aponta com vistas à construção de uma educação intercultural criticamente orientanda.

Palavras-chave : Diversidade Cultural. Diálogo Intercultural; Educação Intercultural Crítica..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )