SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46La diversidad cultural como potencia pedagógica: del encuentro a la educación interculturalConsideraciones sobre la comisión nacional de libros de enseñanza: el manual de filosofía del P. Castro Nery S.J índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

ROMARIO, Lucas  y  DORZIAT, Ana. Problematizando o papel de intérpretes surdos(as) em escolas regulares. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e25154.  Epub 23-Mar-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.25154.

Resultado de uma pesquisa de tese de doutorado em Educação, este artigo problematiza a forma de incorporação do trabalho de pessoas surdas na função de intérpretes em escolas regulares de João Pessoa - PB. A pesquisa qualitativa ancorou-se no escopo teórico dos Estudos Surdos em articulação com o campo dos Estudos Culturais da Educação e foi desenvolvida com profissionais surdos(as) de sete escolas públicas3. As análises das entrevistas apontaram que as pessoas surdas não possuíam formação na área de tradução-interpretação; seus salários eram inadequados, uma vez que, mesmo alguns(algumas) tendo formação em nível superior, recebiam salário de nível médio; e, principalmente, as condições de uso linguístico desse trabalho eram questionáveis, considerando que a tradução/interpretação deveria ser realizada da língua oral para a língua de sinais e vice-versa (tradução intermodal).

Palabras clave : Intérpretes surdos(as); Escolas regulares; Língua de sinais..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )