SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Problematizando o papel de intérpretes surdos(as) em escolas regularesO princípio educativo em Gramsci: contribuições ao ensino de filosofia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SILVA, Aldemir Barbosa da  e  CARMINATI, Celso João. Considerações sobre a comissão nacional do livro didático: o manual de filosofia do Pe. Castro Nery S.J. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e23366.  Epub 24-Nov-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.23366.

O artigo tem por objetivo analisar o manual Filosofia, do Pe. José de Castro Nery S.J., um artefato da cultura escolar - objeto indiciário de saberes e práticas pedagógicas no campo da História da Educação. Na primeira parte, abaliza-se o livro didático como fonte e documento da cultura material escolar e sua relação com o ensino secundário. Na segunda parte, apresentam-se aspectos da materialidade desse exemplar da cultura escolar, sendo autorizado pela Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD). E, por fim, na terceira parte, abordam-se aspectos da fundação da CNLD, em 1938, e suas redes de sociabilidade em torno do projeto de nacionalização pelo governo federal.

Palavras-chave : História da educação; Livros didáticos; Filosofia; Pe; Castro Nery..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )