SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Considerações sobre a comissão nacional do livro didático: o manual de filosofia do Pe. Castro Nery S.JPolítica nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva: por uma (auto)crítica propositiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

CARREIRO, Gabriela da Nóbrega; PALHANO, Tânia Rodrigues  e  BAPTISTA, Maria das Graças de Almeida. O princípio educativo em Gramsci: contribuições ao ensino de filosofia. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e24869.  Epub 13-Abr-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.24869.

Esse artigo tem como objetivo apontar a filosofia da práxis como elo fundante entre o princípio pedagógico de Antonio Gramsci e a prática do ensino de filosofia. Nesse processo, situamos o ensino de filosofia no contexto educacional e escolar brasileiro e propomos como via dialógica, vincular a prática de ensino de filosofia à contribuição de uma perspectiva filosófica-educacional fundamentada no pensamento gramsciano, recorrendo às concepções de educação, de escola e ensino presentes nas obras do autor. Destacamos que a filosofia da práxis é o elo fundante entre o princípio pedagógico de Gramsci e a prática do ensino de filosofia; o que pressupõe a correlação dialética e necessária da teoria e da prática, unificando e viabilizando um caminho mais crítico para o processo de formação de uma nova cultura com vistas a concepções do mundo mais críticas e atuantes; o que inclui um projeto político que considere a escola enquanto instrumento ideológico da superestrutura. A investigação, de abordagem qualitativa, se constitui em uma pesquisa de revisão bibliográfica das contribuições da teoria gramsciana para o ensino de filosofia, consideradas enquanto concepção ontológica do sujeito professor, e enquanto conteúdo curricular que compõe a história da filosofia. Ambas abordagens acionam o campo das ideologias, seja enquanto concepção de mundo do docente que atua nessa área, seja enquanto campo conceitual da história da filosofia. Nesse sentido, a filosofia da práxis assume o compromisso de comprometer-se na reelaboração e socialização das verdades já existentes, que até então estão restritas à determinados grupos e a uma formação eminentemente teórica.

Palavras-chave : Ensino de Filosofia; Práxis; Princípio educativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )